terça-feira, 20 de novembro de 2012

As máquinas não estão ficando cada vez mais semelhantes ao ser humano. É o ser humano que está cada vez mais parecido com elas

Em uma aula de computação, discutíamos sobre a evolução da robótica e porque os robôs são tão eficientes e úteis para realizar tarefas repetitivas sem pensar, sem questionar, simplesmente seguindo à uma programação realizada pelos seus donos.
Neste momento, percebi que muitas pessoas que observo são bem parecidas com os robôs, pois vivem uma vida sem questionar, sem pensar, sem refletir, sem criar, sem inovar, simplesmente vivem seguindo rotinas que nem elas mesmas sabem por quê. Muitas reclamam de fatos que são naturalmente consequências de suas escolhas ou da falta delas. Nos metrôs e ruas das grandes cidades observo pessoas autômatas e não autônomas. Não observo muitos vestígios de humanidade, bondade, cumplicidade,  generosidade, cortesia ou simpatia.
Ao final, pensei que na verdade estou vendo o ser humano: dotado de criatividade e liberdade, cada vez mais semelhantes às máquinas: com iteratividade e inflexibilidade.
A humanidade está atrofiando as características que a distingue neste universo de seres.
Gosto dessa frase: O ser humano está deixando de ser humano.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na humanidade nota-se um desenvolvimento científico e tecnológico, mas não um desenvolvimento humano

Olho para o mundo atual e vejo cidades fedorentas e caóticas como as maiores cidades do mundo.  As mais altas tecnologias na área de saúde são acessíveis por poucos. Casas fechadas, com muros altos, cerca elétrica e monitoração 24 hora tornou-se de sinônimo de desenvolvimento urbano.

Se isto é desenvolvimento eu prefiro viver em um lugar subdesenvolvido!!!

(continua)

sábado, 30 de junho de 2012

Dê um peixe a um homem e o alimentará por um dia, ensine-o a pescar e alimentará ele e sua família pelo resto da vida.

E ainda surgiu mais uma reflexão:
O primeiro homem passará fome amanhã.
O segundo homem, ao morrer, deixará esposa e filhos.
Agora, ensine este homem a pescar e a passar seus conhecimentos e você alimentará gerações.

quarta-feira, 14 de março de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nunca se preocupe pré-datado, pois as más notícias sempre chegam sem juros

Muitas vezes nos preocupamos antecipamente a respeito de uma certa situação. Sofremos. Pensamos mil coisas. Já nos preparamos para o pior. O tempo passa e nossas más expectativas não se confirmam, mas ficou o stress e os maus pensamentos.

Sendo assim, não sofra adiantado, pois as más notícias nunca chegarão atrasadas.